Neopentecostais perseguindo Professor de Capoeira e proibindo as criancas de treinar essa arte afirmando ser do demônio. Uma arte que evita que vulneráveis entrem nas Drogas e no Crime. Nota de Repúdio dos que sabem que a arte vence a violência na sociedade. Por Isaac Santos
NOTA DE REPÚDIO
Como muitos sabem, há anos sou educador social, trabalhando com a capoeira.
Nessa caminhada, por meio dessa ferramenta, já tive a oportunidade de contribuir para transformar vidas, resgatando autoestima, descobrindo talentos, desenvolvendo habilidades, promovendo cidadania e dignidade a tantas crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Pessoas carentes que, muitas vezes, não tinham nenhuma expectativa em suas vidas e para quem a capoeira demarcou o início de um novo tempo, feito de sonhos e também de realizações.
Eu, inclusive, também, um dia fui uma dessas pessoas. Como criança pobre de periferia, vivi muitos percalços ainda muito cedo e estes poderiam ter determinado o meu destino, tolhido minhas potencialidades e talvez, até, me levado ao crime e à morte, como aconteceu com tantos amigos de infância.
Foi pelas mãos de educadores que me apresentaram a capoeira, que conheci um outro universo, lúdico, artístico e esportivo, de valor cultural inestimável.
Foi por esse motivo, que desde que me formei como professor de capoeira, que assumi o compromisso ético, político, humano e cidadão de contribuir para que outras pessoas tenham a oportunidade que eu tive, de conhecer a capoeira e desfrutar deste rico patrimônio cultural.
A batalha é grande e na maioria das vezes, trabalho sem apoio de nenhuma fonte, o que não me desanima, dedico o meu tempo, invisto recurso do meu próprio bolso e dou o melhor de mim, pois a maior recompensa é ver as vidas sendo transformadas.
Mas hoje, enfrentei um desafio desanimador. Numa comunidade na qual estou desenvolvendo o meu atual projeto, presenciei algumas crianças sendo manipuladas por pessoas ligadas à segmentos religiosos neopentecostais, as quais reproduziram em suas falas manifestações de intolerância, ódio e preconceito contra a cultura afro-brasileira, em especial a capoeira..
Crianças que antes tinham começado a praticar a capoeira e que começavam a se encantar com a arte, agora se afastavam de mim, não me olhavam nos olhos e ao ser indagadas sobre tal atitude, respondiam olhando nos meus olhos que não iam mais participar da capoeira, que a capoeira é do diabo e que eu sou um enviado dele.
Não foi fácil.
Sei que as crianças estavam reproduzindo o que ouviram, mas não posso aceitar que pessoas adultas, intolerantes, preconceituosas, ignorantes e estúpidas, se utilizem do nome de Deus para julgar, mentir e manipular crianças inocentes, desrespeitando não apenas a minha trajetória pessoal, mas toda a contribuição da capoeira enquanto manifestação cultural, nascida na luta contra uma das maiores barbáries que a humanidade já cometeu, a escravidão de outros seres humanos.
Este texto é um desabafo, mas não é só. É um repúdio, mas não apenas isso.
É um alerta para os próprios capoeiristas sobre a necessidade de tomarmos uma posição intransigente na defesa da nossa arte, de não deixar que sejamos desrespeitados dessa forma, por estes segmentos religiosos, seitas e "igrejas" que se valem do nome de Deus para perseguir e desqualificar a capoeira.
A capoeira não pode ser perseguida e difamada dessa forma. Nós sempre precisamos dela, agora ela precisa de nós. Temos que levantar nossa cabeça, expor com orgulho a nossa arte.
Não nos calaremos!
Vai ter capoeira, sim! ✊🏿✊🏿
Nota de Solidariedade ao Mestre de Capoeira Wilson Guerreiro - Por Isaac Santos
Todo o meu Repúdio contra esses Canalhas Neopentecostais, cheios de maldades e atitudes nazistas, racistas, malignas e cheias de ódio.
Não podemos aceitar esse tipo de postura contra a Capoeira, castrando crianças e adolescentes de seus desejos em aprender essa arte tão perfeita.
Se faz necessário reagir com panfletos e postagens nas redes sociais mais abertas sobre esses atos dos Canalhas que se escondem por trás de uma fé alienadora e preconceituosa.
Meu sonho quando criança era dançar e praticar a arte da Capoeira
Infelizmente na minha infância e adolescência não tínhamos oportunidades diversas como temos hoje em dia
Linda e perfeita arte
Quem treina Capoeira são pessoas comunicativas e cheias de energia polisitiva
Essa cultura é libertadora da alma e do espírito e trás saúde e paz
Podemos assim dizer que a Capoeria é uma cultura de paz
Imagina a população negra, escravizada em senzalas, usando correntes nas mãos e pés, sendo espancadas e levando chibatadas como se não fossem seres humanos e filhos de Deus, aí usam a Capoeira para fugir dessa realidade de tortura e dor extrema, onde mesmo machucados conseguiam fazer as coreografias e dançado e exercitando não apenas o corpo, mas eles exercitavam a alma.
É uma arte que transcende a compreensão humana, pois a Capoeira libertava pessoas que viviam escravas, em situação sub-humana, mas com o berimbau na mão e a roda como sua riqueza e festa dessa cultura ancestral, de uma riqueza cultural da humanidade, reconhecidamente.
Isaac Santos
Comentários
Postar um comentário