Neopentecostais perseguindo Professor de Capoeira e proibindo as criancas de treinar essa arte afirmando ser do demônio. Uma arte que evita que vulneráveis entrem nas Drogas e no Crime. Nota de Repúdio dos que sabem que a arte vence a violência na sociedade. Por Isaac Santos

 

NOTA DE REPÚDIO


Como muitos sabem, há anos sou educador social, trabalhando com a capoeira. 


Nessa caminhada, por meio dessa ferramenta, já tive a oportunidade de contribuir para transformar vidas, resgatando autoestima, descobrindo talentos, desenvolvendo habilidades, promovendo cidadania e dignidade a tantas crianças, adolescentes, jovens e adultos. 


Pessoas carentes que, muitas vezes, não tinham nenhuma expectativa em suas vidas e para quem a capoeira demarcou o início de um novo tempo,  feito de sonhos e também de realizações. 


Eu, inclusive, também, um dia fui uma dessas pessoas. Como criança pobre de periferia, vivi muitos percalços ainda muito cedo e estes poderiam ter determinado o meu destino, tolhido minhas potencialidades e talvez, até, me levado ao crime e à morte, como aconteceu com tantos amigos de infância. 


Foi pelas mãos de educadores que me apresentaram a capoeira, que conheci um outro universo, lúdico, artístico e esportivo, de valor cultural inestimável. 


Foi por esse motivo, que desde que me formei como professor de capoeira, que assumi o compromisso ético, político, humano e cidadão de contribuir para que outras pessoas tenham a oportunidade que eu tive, de conhecer a capoeira e desfrutar deste rico patrimônio cultural. 


A batalha é grande e na maioria das vezes, trabalho sem apoio de nenhuma fonte, o que não me desanima, dedico o meu tempo, invisto recurso do meu próprio bolso e dou o melhor de mim, pois a maior recompensa é ver as vidas sendo transformadas. 


Mas hoje, enfrentei um desafio desanimador. Numa comunidade na qual estou desenvolvendo o meu atual projeto, presenciei algumas crianças sendo manipuladas por pessoas ligadas à segmentos religiosos neopentecostais, as quais reproduziram em suas falas manifestações de intolerância, ódio e preconceito contra a cultura afro-brasileira, em especial a capoeira..


Crianças que antes tinham começado a praticar a capoeira e que começavam a se encantar com a arte, agora se afastavam de mim, não me olhavam nos olhos e ao ser indagadas sobre tal atitude, respondiam olhando nos meus olhos que não iam mais participar da capoeira, que a capoeira é do diabo e que eu sou um enviado dele. 


Não foi fácil. 


Sei que as crianças estavam reproduzindo o que ouviram, mas não posso aceitar que pessoas adultas, intolerantes, preconceituosas, ignorantes e estúpidas, se utilizem do nome de Deus para julgar, mentir e manipular crianças inocentes, desrespeitando não apenas a minha trajetória pessoal, mas toda a contribuição da capoeira enquanto manifestação cultural, nascida na luta contra uma das maiores barbáries que a humanidade já cometeu, a escravidão de outros seres humanos. 


Este texto é um desabafo, mas não é só. É um repúdio, mas não apenas isso. 


É um alerta para os próprios capoeiristas sobre a necessidade de tomarmos uma posição intransigente na defesa da nossa arte, de não deixar que sejamos desrespeitados dessa forma, por estes segmentos religiosos, seitas e "igrejas" que se valem do nome de Deus para perseguir e desqualificar a capoeira. 


A capoeira não pode ser perseguida e difamada dessa forma. Nós sempre precisamos dela, agora ela precisa de nós. Temos que levantar nossa cabeça, expor com orgulho a nossa arte. 


Não nos calaremos! 

Vai ter capoeira, sim! ✊🏿✊🏿


Nota de Solidariedade ao Mestre de Capoeira Wilson Guerreiro - Por Isaac Santos


Todo o meu Repúdio contra esses Canalhas Neopentecostais, cheios de maldades e atitudes nazistas, racistas, malignas e cheias de ódio.


Não podemos aceitar esse tipo de postura contra a Capoeira, castrando crianças e adolescentes de seus desejos em aprender essa arte tão perfeita.


Se faz necessário reagir com panfletos e postagens nas redes sociais mais abertas sobre esses atos dos Canalhas que se escondem por trás de uma fé alienadora e preconceituosa.


Meu sonho quando criança era dançar e praticar a arte da Capoeira 


Infelizmente na minha infância e adolescência não tínhamos oportunidades diversas como temos hoje em dia


Linda e perfeita arte


Quem treina Capoeira são pessoas comunicativas e cheias de energia polisitiva


Essa cultura é libertadora da alma e do espírito e trás saúde e paz


Podemos assim dizer que a Capoeria é uma cultura de paz 


Imagina a população negra, escravizada em senzalas, usando correntes nas mãos e pés, sendo espancadas e levando chibatadas como se não fossem seres humanos e filhos de Deus, aí usam a Capoeira para fugir dessa realidade de tortura e dor extrema, onde mesmo machucados conseguiam fazer as coreografias e dançado e exercitando não apenas o corpo, mas eles exercitavam a alma.


É uma arte que transcende a compreensão humana, pois a Capoeira libertava pessoas que viviam escravas, em situação  sub-humana, mas com o berimbau na mão e a roda como sua riqueza e festa dessa cultura ancestral, de uma riqueza cultural da humanidade, reconhecidamente.


 Isaac Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ricardo Barbosa mentiu quando disse que Efraim Filho teria chance de ser Candidato a Senador na Chapa de João Azevedo pois é Bolsonarista e não há espaço para quem não apoia Lula para compor com o Governador da Paraíba na Chapa de Senador

Bolsonaro se tornou o Deus dos falsos crentes - O Bezerro de Ouro de vários evangélicos idólatras

Deus, Familia, Patria. Lema Nazista usado no Brasil desde 1938 pela Associação Brazil Livre do Rio Grande do Sul. Mesmo Lema que Bolsonaro usa e o movimento que derrubou Dilma se chama MBL Movimento Brazil Livre cujo Lider Kim Katagiri fez recentemente a defesa publica do Partido Nazista. Foco do Nazismo no Brasil e não vamos reagir?